Deus

1 0 0
                                    


Durante os primeiros anos de minha vida me foi ensinado o que está na Bíblia Católica. Era criança. Não pensava. Apenas acreditava o que me ensinavam. Convivi bem. Fiz catecismo, frequentava missas e todos os rituais.

Aquele Deus das orações antes de dormir me bastava. Confiava.

Os anos foram se passando eu eu fui conhecendo novos Deus que me apresentavam. Uns mais bondosos. Outros mais ponderados. Alguns mais "cobradores". Sempre os via de cabelos brancos e compridos e quase sempre aparentando a mesma idade "física".

Isso começava a me intrigar. Mas não a ponto de procurar estudar mais. Mas comprei um livro grosso cuja capa em tons de amarelo continha apenas o nome do autor e a palavra Deus. Gostei da capa. Ela "me chamou" para pegá-lo. Paguei e levei para casa com a ideia de que iria conhecer um novo Deus. Ou que, talvez, me apresentasse um Deus "verdadeiro".

A leitura não passou das primeiras 5 páginas.Talvez 10, no máximo. Uma linguagem complicada para aquele meu momento. Deixei na prateleira com a marcação de onde havia parado.As beiras foram enchendo de poeira até que um dia emprestei para uma pessoa. Dai para cá não sei mais nada nem do livro nem se foi devolvido.

Não fiquei sem Deus. Apenas fiquei com o meu Deus. Um que conversava comigo...

Mais anos se passaram e eu acabei descobrindo que o Deus que eu achava que conversava comigo era, na realidade, o filho dEle, que Ele acabou por materializar neste planeta para nos ensinar algumas coisas que havíamos nos comprometido com Ele mas não estávamos cumprindo nossa parte.

Hoje acho que o filho dEle não foi muito convincente no que veio nos ensinar pois a maioria da humanidade não pratica o que Ele nos deixou. Não é seguir religiões, cada qual escritas por homens que acabaram transformando tanto o Pai quanto o Filho em obras literárias de grande sucesso comercial por todo este Planeta Terra.

Mais anos à frente acabei diante de uma religião(?) que começou a desvendar este mistério. A começas pela pergunta errada que aprendi que nos faziam. Não é para conhecermos QUEM é Deus mas O QUE É Deus. Aparentemente teriam a mesma resposta mas, a realidade é bem outra!

Com o passar dos anos aprendemos e passamos a conviver como se esse Deus, Criador do Céu e da Terra (da religião Católica) fosse um ser humano, materializado como nós!

Mas, quando você faz a pergunta correta: QUE É DEUS você acaba "descobrindo" que Ele é a "causa primária de todas as coisas". E isto muda tudo! Isto, devidamente aprofundado, vai nos mostrar esse Deus verdadeiro que devemos viver e agradecer, não necessariamente adorá-lo como alguns querem, mas adorá-lo com um amor tão puro quanto o Dele para nós.

E isto passou a me explicar muitas outras coisas como a confusão que muitos fazem acreditando que o Filho seja o Pai. Num sentido amplo é verdade isto. Até nós somos deuses pois fomos criados à sua imagem e semelhança. Mas nos perdemos no caminho...

Ai, surfe uma pessoa, da Lituânia, uma menina ainda perto dos meus tempos neste planeta, que vem me apresentar um novo Deus! Mais real, pelo menos para mim. Mais atual do que o quea prendemos em livros empoeirados. Pedi a ela a autorização para a publicação aqui numa tradução feita pelo Google:

"Como você sabe de Deus existe? E como você sabe que não existe?. Para mim Deus é quando eu chego atrasada no trem e o maquinista espera mais um minuto para eu subir. Quando na rua caem as minhas chaves do meu bolso, mas chega um estranho correndo, entrega-as dizendo um "caiu, senhorita!" e dá-me um sorriso que ilumina o dia todo. Deus, é ver os soldados sentados,à beira de trincheiras , partilhando o pão, bebendo a água como se fosse a bebida mais gostosa e ouvi-los dizer à câmera "vem, partilhamos contigo!" Deus é ver a Primeira-ministra de meu país em um colete amarelo entre os voluntários. Deus é sentir, que ao doar dinheiro esvazia a minha conta mas enche o meu coração. Deus é entrar num prado cheio de flores, que a alguns meses estava coberto de neve e inalar o vento florido (e de repente senti-lo a esta situação inexplicável). Deus é querer e saber que sou querida. Deus é quando acaba finalmente uma história horrível com um bom final. Deus é uma promessa de que no final tudo dará certo!"

Esse Deus, da Lina Fausta, uma lituana que escreveu isto no Instagram (@linafaustatrejo), é o Deus que hoje acredito: é o Deus que se manifesta em TUDO que existe sobre a face deste planeta e que permite que mesmo aqueles que não creem nEle possam aproveitar de sua Criação.

Terapia - Muitas VidasWhere stories live. Discover now