Capítulo 35

677 76 17
                                    

Três vezes. Esse era o número de vezes que Ao'nung fora para o chão. Seu adversário era duas vezes mais alto e duas vezes mais forte. Mesmo machucado, Ao'nung se levantava. Até que Ronal decidiu encerrar a luta.

— Achei que por ser o futuro líder, seu filho se sairia melhor. — Disse Varang — Vejo que vocês precisam mais dessa aliança do que nós. Vocês perderam muitos guerreiros com os ataques do Povo do Céu ao longo dos anos. E eu entendo perfeitamente que ainda estejam abalados por isso. A aliança que tenho em mente, líder Tonowari, beneficiará a nós dois.

— E como isso seria possível, Varang?

— Peço para que libere seus guerreiros e deixe essa nossa conversa limitada a somente nós e seus filhos.

A contragosto, Tonowari nos liberou. Fiquei desconfiada por Varang pedir que Tsireya e Ao'nung ficassem para essa reunião, mas não iria interferir em assuntos oficiais.

— Ao'nung levou uma surra. Nossa! Mas ele é um dos melhores da nossa turma... — Comentou Lo'ak, enquanto voltávamos para a tenda. 

— Ele estava em desvantagem e mesmo assim decidiu lutar. A culpa é toda dele. — Acrescentou Neteyam.

— Ele queria conquistar o respeito de Varang. Mas não pensou direito. — Respondi.

— Já você, conseguiu apenas por desafiá-la. — Disse Lo'ak — Aliás, o que foi aquilo? Você se apresentou como noiva do Ao'nung? Achei que vocês estavam juntos. — Ele aponta para mim e Neteyam.

— E estamos.

Neteyam bufou irritado e apertou o passo, deixando Lo'ak e eu para atrás. Lo'ak me olhou confuso.

— Olha, Lo'ak, isso é só até os Ash irem embora. Neteyam e eu já havíamos conversado sobre isso e... Achei que estávamos de acordo.

— Entendi o porque da raiva dele. Mas o Ao'nung também sabe desse acordo?

Neguei com a cabeça.

— Não era para aquilo ter acontecido. Neteyam e eu concordamos que eu só o faria em último caso, mas aí eu vi Tonowari prestes a explodir. Eu precisava fazer algo Lo'ak.

— Olha, eu entendo. Você não tem que me explicar, Zaya. Fez o que achou ser o certo para evitar um desastre. Só deixe meu irmão se acalmar primeiro, ok?

— Tá bem. Obrigada, Lo'ak. Quem diria que você seria um bom conselheiro?

— Aí... Eu não sou só um rostinho bonito, tá?

Lo'ak e eu rimos. Ao chegarmos na tenda, contamos tudo o que houve para Kiri e Tuk. A pequena não desgrudava de seus irmãos e eu fiquei pensando em como ela deve ter ficado preocupada. Enquanto eles conversavam, Tuk arrumou um jeito de vir até mim e me abraçou, agradecendo por eu ter trazido eles de volta.

— Ei, eu disse que traria eles comigo. E além disso, não ocorreu nada demais. — Respondi, com seus bracinhos ainda em volta de minha cintura.

— É que... Os Ash são assustadores. —Disse baixinho.

— Eles não farão nada com sua família. Eu não permitirei isso.

Tuk olhou para mim com os olhinhos lacrimejando.

— Você promete?

A cena de Neteyam morrendo com sua família ao seu redor veio a minha mente repentinamente, me fazendo compreender aquele comportamento de Tuk. Entendi que ela só queria que sua família voltasse para casa. 

— Eu prometo, Tuktirey. Seus irmãos sempre voltarão para você.

Tuk apertou mais o abraço, afundando sua cabeça em meu colo. Neteyam observou a cena e mesmo ainda estando irritado, me dirigiu um sorriso. Kiri pediu que nós fossemos visitar Spider e contar a situação para ele e assim nós fomos.

********************************

Observei Lo'ak sentar sozinho embaixo de uma enorme árvore, enquanto Neteyam, Kiri e Tuk conversavam com Spider. Ele não me parecia cansado ou de qualquer forma machucado, mas mesmo assim decidi verificar o que estava havendo.

— Lo'ak? Tudo bem?

Lo'ak encostou sua cabeça no tronco da árvore, deixando sair um suspiro fraco.

— Tô pensando na Tsireya. Será que aquela reunião já acabou?

— Espero que sim.

Sentei-me ao seu lado e também fiquei olhando para os outros.

— Zaya, depois do que você me revelou, eu fiquei pensando em como me sentiria se fosse a Tsi em seu lugar. Se fosse ela quem tivesse que fingir ser noiva de outra pessoa.

— ... E como se sentiu?

— Bravo. Muito bravo. Como se eu estivesse perdendo ela.

Olhei assustada para Lo'ak.

— Acha que Neteyam se sentiu assim?

— Não — Lo'ak sorriu fraco — Meu irmão sempre foi o mais cabeça de nós. E vocês já haviam conversado antes, então, acho que ele só ficou irritado mesmo.

— Ah... Ainda bem. — Suspirei aliviada.

Spider puxou a cauda de Tuk, fazendo a mesma correr atrás dele. Kiri e Neteyam riram da cena e juntaram-se a brincadeira. Sorri involuntariamente vendo aquela cena.

— Zaya... — Lo'ak chamara minha atenção. — Já se sentiu culpada alguma vez?

Estranhei a pergunta de Lo'ak.

— Isso foi um tanto especifico. Aprontou o que dessa vez?

Lo'ak não respondeu. Olhando-o por alguns segundos, percebi que o mesmo encarava Neteyam. Então, eu entendi. Lo'ak havia feito aquela pergunta porque o mesmo ainda se sentia culpado pela morte de seu irmão, mesmo ele tendo voltado. Tentando lhe trazer um pouco de conforto, segurei sua mão e lhe dirigi um sorriso acolhedor.

— Lo'ak, não foi culpa sua, está bem? 

Lo'ak apenas assentiu.

— Não é sua culpa, você me ouviu? Você é o único que pensa dessa maneira e deve parar com isso. Ninguém te culpa pelo o que aconteceu e sinto dizer que você não será feliz por completo se você não se libertar desse sentimento. Lo'ak... Por favor... Pare de se culpar.

— Se culpar pelo o quê? — Ouvimos Neteyam dizer a nossa frente.

Estava tão focada em nossa conversar que não percebi o azulado se aproximar. E pelo visto Lo'ak também não. Neteyam abaixou-se ficando na ponta dos pés e olhou nos olhos de seu irmão.

— Mano, já tivemos essa conversa. O que eu disse a você?

— ... Que não era minha culpa.

— E o que está fazendo agora?

— Me culpando. — Lo'ak baixou seu olhar.

Neteyam colou sua testa com a de seu irmão, num ato repentino.

— Eu tô aqui agora e não há motivos para você continuar se sentindo assim. Se disser algo do tipo mais uma vez, eu te jogo daquela cachoeira onde treinamos.

Lo'ak riu, assentindo.

— Tá bem, mano. Foi mal.

Tuk, que esperava o momento certo, pulou nas costas de Neteyam quase fazendo-o cair. Neteyam riu e saiu correndo com sua irmã pela mata. Kiri e Spider se aproximaram de nós e ficaram observando aquela cena junto com a gente.

Zaya - Princesa De PandoraWhere stories live. Discover now