Capítulo 52

484 52 3
                                    

Na manhã seguinte compareci a tenda de Tonowari, me surpreendo com a quantidade de Metkayinas e Omaticayas ali presentes. Percebi também que havia alguns Avatares, com roupas tipicamente humanas e portando aparelhos de vários tipos e tamanhos. Questionei-me o que nosso olo'eyktan estava tramando.
Do lado Omaticaya estava Tarsem e seus guerreiros, acompanhados da família Sully e Spider. Os Avatares também estavam ao lado deles.
Do lado Metkayina estava Tonowari e sua família, alguns guerreiros sobreviventes da batalha contra os Ash e alguns líderes das ilhas vizinhas. Indo ao encontro de Neteyam, percebi Tsireya e Lo'ak muito nervosos. Tsireya não parava de mexer em seu cabelo e Lo'ak, mesmo estando imóvel e de braços cruzados, ainda assim era perceptível sua inquietação pelo o modo como movia sua cauda.

— Oi, o que está acontecendo? — Perguntei a Neteyam, colocando-me ao seu lado.

— Tonowari disse que vai fazer alguns pronunciamentos. Norm disse que vem coisa boa por aí.

— Norm? Aquele Norm que te mostrava filmes humanos?

Neteyam riu.

— É, esse Norm. O cara que me mostrava filmes humanos.

— Tonowari permitiu mesmo que humanos ficassem na ilha. Ele está mudando.

— É, ele tem nos olhado bastante desde que chegamos.

— Para os Omaticayas?

— Não. Para sua guarda pessoal.

Olhei discretamente na direção de nosso olo'eyktan e o vi disfarçar seu olhar de nós. Ronal percebeu e me dirigiu um sorriso pequeno, antes de voltar a sua habitual expressão fechada.

— Acredito que Ronal não esteja gostando muito dessa proximidade com os humanos. — Comentei.

— Nem ela e nem minha mãe.

Olhei para Neytiri. A mesma encarava o Avatar de Spider com o nariz enrugado; Jake murmurou para que ela desfizesse aquela expressão amargurada e Neytiri soltou um de seus grunhidos irritados.

— Sra. Sully não gosta mesmo do Spider. Até mesmo como um Avatar ela não gosta dele. Sua mãe é bem firme nos ideais dela, não?

Neteyam concordara. Após alguns minutos Tonowari dera início a reunião. Notei que Ao'nung se mantivera quieto durante o discurso de seu pai, mantendo-se de cabeça baixa. Desde a batalha nós não nos falamos mais e fiquei inquieta com a ideia de que talvez ele estivesse daquele jeito por minha causa. Certo, tarefa de hoje: conversar com Ao'nung e esclarecer tudo.

— Além disso — Tonowari tomara a atenção de todos — Tenho algumas notícias para dar a vocês. Estive conversando com Tarsem, líder do Clã Omaticaya e mais alguns líderes de nossas ilhas vizinhas. Decidimos formar uma aliança entre os dois clãs, visando segurança e apoio entre os mesmos; minha filha, Tsireya e Lo'ak, filho do grande líder Jake Sully, ofereceram sua união como símbolo dessa aliança entre as duas tribos.

Olhei boquiaberta para o casal, recebendo de volta um sorriso largo e contagiante de Tsireya.

— Meu filho Ao'nung continuará sendo meu sucessor, até o dia em que o mesmo conseguir uma parceira e tornar-se o próximo olo'eyktan do Clã Metkayina. Esta é sua vontade e tem total meu apoio.

Ao'nung assentiu, mas não sorrira me levando a perguntar-me se o mesmo estava satisfeito com essa decisão. Tonowari continuou:

— Após a quantidade de perdas significativas em nosso clã após os ataques do Povo do Céu e da Tribo Ash, alguns guerreiros Omaticayas viverão conosco até nós restabelecermos, nos dando apoio e ajudando com nossas tarefas cotidianas. Agradeço novamente ao líder Tarsem por ceder alguns de seus guerreiros.

Tarsem baixou levemente sua cabeça, recebendo os agradecimentos de nosso líder.

— Ainda visando em nossa segurança e bem estar — Continuou — Os cientistas do laboratório Hell's Gate, aliados a tribo Omaticaya, irão inserir dispositivos em nossas ilhas e distribuirão aparelhos comunicativos para nossos melhores guerreiros, visando melhorar nossa comunicação em combate e também para nos comunicarmos com nossos aliados, caso haja algum ataque em ambos os clãs.

Os avatares presentes acenaram para nós com um sorriso tímido. Perguntei-me qual deles seria o tal Norm.

— Por fim, mas não menos importante, será nomeados novos guerreiros para a minha guarda pessoal. Nosso A'tanvi Makto, Neteyam e nossa guerreira Zaya serão os líderes da minha guarda pessoal.

Olhei incrédula para Tonowari. É o quê?!

— Ambos deverão escolher seus guerreiros para compor a guarda pessoal. Escolham com sabedoria.

Neteyam assentiu, agradecendo sua posição e vendo que eu estava atônita ao seu lado, agradeceu por mim também.

— Se eu sou o preferido de Eywa, você então é a preferida de nosso líder. — Comentou ele, baixinho.

— Sou sua preferida justamente porque sou filha de Eywa.

— Devo concordar que Tonowari não estaria sendo sábio se não colocasse a filha de Eywa na patente mais alta de seus guerreiros. Mas isso não significa que ele tenha te escolhido somente por ser filha dela. Lembre-se que ele a colocou em sua guarda pessoal antes mesmo de saber quem você era de fato e ainda deixou que conduzisse o conflito, mesmo sendo uma simples guerreira para ele.

— Ah... sim. Tinha me esquecido disso.

— Peço a atenção de todos — Exlamou Ronal em um tom alto de voz — Hoje homenagearemos nossos guerreiros mortos em batalha, ao pôr do sol. Peço a presença de todos. Obrigada.

Meu olhar fora automaticamente para os pais de Neteyam, notando seu desconforto. A última vez em que participaram foram no funeral do próprio filho. Passar por isso de novo deve ser algo um tanto desgastante para os dois guerreiros. Não é hora disso, você tem que falar com Ao'nung!

Pensando nisso, olhei para o local onde Ao'nung estava, vendo que o mesmo havia saído. Olhei em volta procurando-o, mas não o encontrei.

— Zaya, quero te apresentar o Norm. Vamos! — Disse Neteyam, puxando-me por entre a multidão de Na'vi e Avatares.

Zaya - Princesa De PandoraWhere stories live. Discover now