Respostas

221 23 5
                                    


Vou dividir os assuntos também pra facilitar.

Sobre a Série Aprendendo ("Aprendendo a Gostar deGarotas", "Aprendendo a Gostar de Garotos", "Aprendendo a Gostar de Mim")

"Quando o Luiz Eduardo e o William surgiram na sua cabeça? Quando você decidiu escrevê-los?"

Bem, se vocês não sabem, a AGG surgiu de um conto (que também tá disponível aqui), e que foi feito na época de Natal. Eu sempre escrevo contos natalinos, principalmente para postar na Lavanderia (http://laundry.memorialaddress.org/ - comunidade de desafios e escritores de boyslove que ajudo a gerenciar). Eu estava com um bloqueio na época e queria escrever algo simples, que não me exigisse muito, mas que ao mesmo tempo contribuísse com "algo". Daí surgiu o Luiz e a Maria. Não sei exatamente de onde veio a ideia, nem os nomes, nem os personagens em si, só que queria um garoto que não gostasse de garotas (em todos os sentidos), que fosse genuinamente brasileiro e que isso fosse o motor de uma história.

A figura do William só apareceu muito, muito depois, quando decidi transformar o conto em novelinha, pra testar o wattpad mesmo, sem compromisso. Eu precisava de personagens novos pra compor o universo. Nunca pensei em esticá-lo muito, não planejei a maioria das coisas da trama (confesso), pelo menos não até sua metade porque, quando vi, já tinha tomado aquela proporção enorme! E ele era pra ser o "personagem fora do padrão", mas, se pensarmos bem, quase todos eles são "fora do padrão" mesmo.


"E o Renan? Em que momento você decidiu que iria contar a história dele? Ele lhe despertou algo especial, como foi?"

Ah, o Renan!

Na verdade, ele poderia ser qualquer um, sabe? Eu só queria um personagem que tivesse participado de alguma coisa na trama do Luiz em AGG; que conhecesse a história por detrás, mas que não tivesse se envolvido diretamente com ela. Pensei diversas vezes em escrever sobre o Carlos - aquela visão de antagonista/vilão e tal, mas desisti porque não conseguiria levar adiante. Então dei uma olhada nos garotos que eram, de certa forma, opostos ao Luiz e ao William, e peguei o que eu menos tinha desenvolvido até então: o Renan. A visão dele é completamente diferente do Luiz, mas ele ficou escondido o suficiente pra que eu pudesse maturá-lo agora, na AGM.

E, de certa forma, eu precisava falar dele agora, porque o próximo volume da história exige que o Renan tenha passado por isso aqui tudo pra se tornar, de novo, um coadjuvante na história de outra pessoa. Ele precisa de maturidade, e é, de longe, o personagem que mais "cresce" nesse universo. Então sim, ele me desperta algo especial sempre que penso no seu futuro (e não, não posso dizer o porquê).

"Você já tem o resto da história pronta na sua cabeça?"

Sim. Diferente da AGG, tudo foi planejadinho. Tanto a AGM quanto a próxima, que virá por aí.

"E em certo capítulo, o Renan deixa a entender que não se importaria em estar em um lugar com o gringo aonde não precisaria de roupas. Terá algum capítulo mais "picante"?"

Spoiler alert: a resposta curta é sim. Tá na cara que a AGM, por causa de seus personagens, é uma história muito mais "adulta" que a AGG. Mas se vocês me conhecem, e se não já aviso: não vai ter nenhuma pornografia, ok?

"Como você planeja suas histórias? Contagem de palavras por capítulo, palavras totais no final de tudo."

Não costumo planejar por tamanho, se foi isso que quis dizer. Vou escrevendo sem pensar nisso, mas quando a história toda passa das 50~60 mil palavras já começo a me "preocupar" e tento abreviar as coisas.

À título de curiosidade: a AGG tem 154 mil palavras (pois é).

A AGM está atualmente com 70 mil, e já ultrapassei a metade dela, então pretendo que fique menor que a AGG.

Ah, mas um detalhezinho que eu tento sempre levar em consideração: nunca deixo os capítulos com menos de 2 mil palavras cada - se acontece, eu tento juntá-los depois, na versão final.

"A diagramação do livro você mesma quem fez?"

Sim, também diagramei todos os outros meus haha. (sou do tipo faz-tudo e não deixo ninguém colocar a mão)

Sobre outros livros publicados

Pergunta de autor desconhecido sobre "Você É Só Pra Mim" e porque não lancei a continuação:

Como eu já disse algumas vezes antes, a trama de "Você É Só Pra Mim" foi sim projetada para ser uma duologia (uma série de dois livros), porém, não terminei o segundo volume e ele não tem nem pretensão de ser publicado. O motivo é simples: eu escrevi essa história entre 2011/2012, faz um tempo já, né? As minhas ideias foram se perdendo, e o pouco que eu tenho escrito do segundo volume não é suficiente pra que eu me apegue e desenvolva um final digno. Eu ainda me lembro do "destino" do Rone e do Hígor, mas não sei se conseguiria escrevê-lo com a precisão dos detalhes que eles merecem. Meu ritmo de escrita (no sentido de ritmo da história mesmo) mudou completamente também, tenho medo de "estragar" os dois por causa disso.Então prefiro não mexer com essa história, não por enquanto.

Você É Só Pra Mim pode, e deve!, ser lido como uma obra única, independente.


Sobre a minha pessoa

"Você também desenha?"

Sim, rabisco por aí. Inclusive fui eu que fiz as capas de todos os meus livros.

---

 Podem continuar perguntando no capítulo anterior (ou via mensagem privada) que atualizarei esse aqui sempre com as respostas, ok?  ;)

Aprendendo a Gostar de Mim {Aprendendo II}On viuen les histories. Descobreix ara