Os Selvagens Anos 20

495 47 10
                                    

Escrever um drama de época é um processo fenomenal que me proporcionou enormes descobertas ao longo dos quase nove meses que levei para escrever os oitenta capítulos que compõem esse romance. Tentar transportar as pessoas para os "Selvagens Anos 20" exigiu de mim muita pesquisa e leitura - e licença poética também, espero que saibam-, sendo assim, disponibilizo aqui os artigos, pesquisas e dissertações produzidos pelos grandes professores, mestres e pesquisadores do Brasil. Graças a eles, eu pude aprender o suficiente para criar a ambientação da minha obra. Um enorme agradecimento aos que trabalham para preservar e disponibilizar a documentação que nos permite relembrar e recriar pedaços da história que não vivemos.

Pesquisa

MOREIRA, Ildeu de Castro e MASSARANI, Luisa. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 1920. 2000. Artigo Original, SciELO.

CALAZANS, Marília Oliveira. Os Sambaquis e a arqueologia no Brasil do Século XIX. 2016. Dissertação de Mestrado, USP.

MELO, Victor Andrade de. Antes de Fittipaldi, Piquet e Senna: o automobilismo no Brasil (1908-1954). 2009. Artigo Original, Motriz - Revista de Educação Física/UNESP.

DUARTE, Constância Lima. Feminismo e Literatura no Brasil. 2003. Artigo Original, SciELO.

SANGLARD, Gisele Porto. Entre os salões e o laboratório: Filantropia, mecenato e práticas científicas - Rio de Janeiro 1920-1940. 2005. Tese de Doutorado, Fundação Oswaldo Cruz, 2005.

Revista Para Todos

As ilustrações trazidas no início de cada capítulo são nada menos que as capas de uma revista carioca que circulou no Rio de Janeiro durante a década de 20. Criadas pelo artista J. Carlos, as capas da revista "Para Todos", a partir de 1926, viraram uma verdadeira referência da ilustração art deco - corrente artística predominante no ocidente durante os Anos Vinte - no cenário mundial. A revista era voltada para o público feminino jovem de classe média alta e, em meados da década, deixou de ser uma publicação exclusiva sobre cinema e passou a abranger temas como moda, arte e cultura.

Fundação Biblioteca Nacional

Muitos exemplares de revistas e periódicos que circulavam no Brasil na década de 1920 (e em vários outros períodos) estão disponíveis na Biblioteca Nacional Digital e podem ser acessados por todos, gratuitamente. O periódico carioca Correio da Manhã (mencionado no Capítulo LX) possui todas as suas edições, desde 1901, arquivadas na Hemeroteca Digital Brasileira da fundação - o trecho que encabeça o Capítulo LX é da seção "Vida Social", da edição 7712 (1 de janeiro de 1926) e encontra-se na página 5. As edições de 1917, 1919 e 1920 da Revista Feminina (mencionada no Capítulo LXIII) estão disponíveis no acervo deles - o conto "A Doutora" pode ser encontrado na edição 0076, do ano de 1920, na página 27. Todas as edições da revista Para Todos de 1922 a 1931 também podem ser encontradas no site. A BNDigital possui um fenomenal acervo com mais de 2 milhões de documentos digitalizados e de livre acesso, visite: http://bndigital.bn.gov.br/.

APOIE A PESQUISA ACADÊMICA NACIONAL

Castro e SouzaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora