Stranger Things - Impressões gerais (28/12/2020)

5 2 0
                                    


Finalmente comecei a assistir, e hoje terminei a primeira temporada.


Gostei bastante de tudo no geral. A mistura de referências oitentistas no enredo e no tom, o pano de fundo de ficção científica e a atuação do elenco mirim me cativaram bastante.


Geralmente as séries da Netflix se arrastam lá pela metade das temporadas, mas essa conseguiu manter um bom ritmo e coisas interessantes acontecendo em todos os episódios.


A única ressalva é que pra mim os protagonistas têm um "plot armor" que fica à mostra mais que o normal, principalmente na atitude dos vilões em como lidar com testemunhas no começo e no fim da temporada, criando certos furos. Uma falha menor.


Em breve começarei a segunda temporada.

-------------------------------------------

Nas últimas semanas assisti tanto à segunda quanto à terceira temporadas da série, então vou comentá-las de uma vez só.


De início, afirmo que a primeira temporada ainda é a melhor de todas. As seguintes não conseguiram igualar totalmente a construção de enredo, suspense e interação de personagens que ela possui.


A segunda temporada para mim foi a mais fraca das três. Do meio ao fim a ameaça do Devorador de Mentes se arrasta - além de eu não ter curtido muito a resolução da primeira temporada quanto às testemunhas e militares fazerem um acordo e as experiências simplesmente continuarem como antes no laboratório. Ao final, tudo se resolve abruptamente (tanto a trama do portal quanto da denúncia sobre o que aconteceu ganhar a mídia), e fica aquela sensação da história ter se prolongado mais que o necessário.


Porém, essa temporada tem bons momentos, principalmente o arco da Eleven. A decisão de haver um episódio adicional todo dedicado a ela (quando foge para Chicago) é acertada. A relação dela com o Hopper também é bem trabalhada. Os demais personagens praticamente ficam no mesmo patamar da temporada anterior. Alguns dos novos introduzidos são bacanas, como a Max e o Bob (que poderia ter sobrevivido mais tempo).


A terceira temporada já é bem mais interessante. Ela foca no exagero (Exército Vermelho em pleno solo dos EUA, gore e mais elementos de terror), e com isso acaba tendo ideias criativas - o que faltou à anterior. Ao mesmo tempo, homenageia muito o cinema dos anos 1980 (incluindo os filmes de zumbi da década, que adoro).


Outro ponto positivo dessa temporada é retratar os personagens em plena adolescência e garantir o desenvolvimento deles que também faltou na segunda. As atuações e subtramas são bem legais e condizentes - tirando tudo que envolve o Mike, o qual, propositalmente ou não, pra mim se tornou o personagem mais insuportável da série toda.


Enfim, é uma temporada ainda abaixo da primeira, mas que me divertiu pelas ideias e criatividade.


Uma coisa que no geral me irritou: a ameaça basicamente vir sempre da mesma criatura e tudo girar em torno de Hawkins. Espero que expandam mais esse universo da quarta temporada em diante, o que talvez aconteça - tanto pela mudança dos Byers quanto pela possível introdução de um núcleo na Rússia (pelo que presumi).Também espero que não estendam a série por muitas temporadas. Vai acabar perdendo a graça.

GOLDFIELD - Nerdices e análisesOnde as histórias ganham vida. Descobre agora