The Green Knight (14/09/2021)

7 0 0
                                    

Assisti no fim de semana, mas agora estou tendo um fôlego para comentar.


Pra mim esse foi um inesperado filme baseado no mito arthuriano - sendo que são raros aqueles que o adaptam hoje em dia, e mais raros ainda os de qualidade.


A trama é baseada na história de "Sir Gawain e o Cavaleiro Verde", uma das passagens envolvendo os cavaleiros do Arthur. No Natal, a Távola Redonda está reunida quando o misterioso Cavaleiro Verde chega a Camelot e propõe um jogo: o cavaleiro que lhe acertar um golpe terá o exato golpe devolvido a si um ano depois.


Gawain aceita o desafio, e arranca a cabeça do Cavaleiro Verde num só ataque. A criatura simplesmente pega a cabeça de volta e avisa que, no Natal seguinte, será a vez de Gawain.Deixando baixar o Choque de Cultura em mim, é quase um "Te pego lá fora medieval".


Achei muito bacana como o filme abraça a fantasia e é bem imaginativo em como adapta a lenda - ao mesmo tempo em que se mantém fiel à narrativa principal. Tive memórias muito boas de "Excalibur", de 1981, em alguns momentos. A fotografia é excelente e anda junto a um grande número de metáforas e simbolismos que acompanham o protagonista - o típico filme para ser assistido de novo depois de se entender o final.


Não é um filme focado na ação ou lutas, mas no aspecto onírico típico das lendas arthurianas - fiel à ideia do cavaleiro com um objetivo e inúmeras armadilhas e reflexões pelo caminho. Uma obra para ser apreciada pelos visuais e a viagem que é seu roteiro.


Gostei.

GOLDFIELD - Nerdices e análisesOnde as histórias ganham vida. Descobre agora