Batman 89 - HQ (02/09/2023)

4 1 0
                                    

Após 2 anos querendo ler, finalmente adquiri e conferi o encadernado com os 6 primeiros volumes da HQ "Batman 89".

Trata-se de um universo alternativo que dá continuidade aos filmes "Batman" e "Batman: O Retorno" de Tim Burton, com novas aventuras do Batman do Michael Keaton e a Gotham City que o cerca – de que gosto muito.

Na mesma linha, a DC já lançou Batman 66 e Superman 78, com continuações de outras adaptações famosas de seus personagens ao audiovisual.

Primeiro, quero demonstrar a satisfação em adquirir a HQ pela @mundosinfinitosbr . Além do preço camarada, demonstraram super cuidado com a encomenda e enviaram brindes legais como marca-página e adesivo. Grata surpresa – e agora ganharam um cliente fiel.

Sobre a HQ em si, eu queria ter gostado mais.

O melhor elemento da trama é o Harvey Dent do ator Billy Dee Williams, que o interpretou no filme de 89 e nunca foi transformado no Duas-Caras (o personagem foi reescalado como o Tommy Lee Jones em Batman Eternamente). É explorado o contexto afro-americano dessa versão do personagem, trazendo uma subtrama bem feita e relevante sobre o bairro de "Burnside" e como sua população é excluída e oprimida pela polícia em comparação à elite branca de Gotham. Harvey traz a dualidade de ser um negro que se embranqueceu para ter acesso ao poder na cidade, e ao mesmo tempo tenta resgatar suas raízes. É a melhor sacada do roteiro.

De resto, a trama sofre por ser muito inchada, tentando encaixar a origem do Duas-Caras, do Robin e o retorno da Mulher-Gato num só arco. Esta última personagem, aliás, é a que mais sobra; e poderia ter sido preterida em relação à Barbara Gordon (baseada na Winona Ryder), personagem com um baita potencial e que pouco faz além de ser namorada do Harvey Dent.

A arte é muito bacana, e o design dos personagens mistura a aparência do elenco dos filmes com suas versões do desenho Batman Animated Series. Uma pena o enredo deixar a desejar.

Uma continuação já está prevista lá fora para o final do ano, adaptando o roteiro descartado do Batman 5 com o Espantalho e a Arlequina (que seria interpretada pela Madonna). Aguardemos o que virá.

GOLDFIELD - Nerdices e análisesOnde as histórias ganham vida. Descobre agora