Assassin's Creed: A Cruzada Secreta (22/06/2014)

7 0 0
                                    

Terminei de ler.

É o terceiro livro lançado, mas como ele noveliza os acontecimentos do primeiro jogo e o primeiro protagonista, Altair, li-o antes.

O enredo cobre os eventos do primeiro Assassin's Creed, do jogo "Assassin's Creed: Bloodlines" para PSP (quem nunca pôde jogá-lo, como eu, pode ter uma boa trama do enredo lendo o livro) e o final da vida de Altair, com base nos trechos mostrados em"Assassin's Creed: Revelations" (mas com muitas modificações - aliás, para melhor - em relação ao jogo).

A escrita do autor é sucinta e bem "secona", sem floreios, então não vá ler esperando uma obra-prima literária - mas ela cumpre bem seu objetivo de divertir. Ironicamente, a narrativa melhora muito da metade para frente do livro, justamente quando o enredo entra em sua parte mais autoral, com o autor narrando acontecimentos na vida de Altair não mostrados nos jogos e modificando partes nele mostradas. Foi nessa parte em que o livro realmente me conquistou, fazendo me envolver e emocionar com os acontecimentos.

Enquanto acompanha fielmente os acontecimentos dos jogos lançados, a narrativa é quase apenas um "passo-a-passo" de Altair tentando assassinar seus alvos e cumprir suas missões, bem básico, o que é uma pena - mas que não fará muita falta se você já jogou os games, porque já sabe o que acontecerá. Pra quem apenas conhece a história pelos livros, porém, isso torna o começo da jornada de Altair bem desinteressante - porém é válido ter paciência até os 2/3 de livro para vê-la entrar no clímax.

Aos meus alunos, também vale como guia ou introdução para saber um pouco mais sobre o período das Cruzadas, mais precisamente o período da terceira (Ricardo Coração de Leão x Saladino) e os acontecimentos decorrentes dela, mas que não se sustenta sozinho - é preciso ir atrás e pesquisar em outros lugares depois para se aprofundar no assunto. Talvez pensando nisso, o livro até apresenta uma lista completa de personagens no final, para que fique mais fácil "Googlear" sobre eles, e assim aprender e igualmente distinguir o que é verdade do que é ficção na trama.

Essa semana ainda começo o primeiro livro lançado, mas que conta a história do segundo jogo da série: "Assassin's Creed: Renascença".  

GOLDFIELD - Nerdices e análisesOnde as histórias ganham vida. Descobre agora