O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor (05/01/2015)

12 0 0
                                    

Terminei de ver a segunda temporada semana passada, mas esqueci de comentar.

Bom, claramente houve queda na qualidade da primeira para a segunda temporada. A primeira tinha um enredo muito mais coeso e amarrado, melhor palatável e respeitoso ao cânone dos dois primeiros filmes.

Já a segunda pecou por ambição e quis abrir um leque amplo demais no enredo, fazendo mais perguntas do que podia responder. Resultado: a trama principal ficou inchada, forçada e desinteressante demais - além de ter acontecido o que eu temia: viagem no tempo "virou festa" e a Skynet passou a ter dezenas de exterminadores enviados pro passado com missões e disfarces específicos demais. Isso abre a pergunta de por que, se havia essa facilidade, ela já não enviou essa dezena de exterminadores antes e escravizou a humanidade num momento mais propício, sem necessidade de gastar todos os seus recursos eliminando John Connor ou coisa parecida. Um furo de roteiro gigantesco.

Além disso, toda a subtrama da empresa fabricante de drones ficou uma chatice (e eles perderam uns 4-5 episódios patinando nela) e o surgimento da Skynet poderia ter sido explicado de uma maneira bem melhor explicada e empolgante. Ironicamente, a subtrama da AI que deveria servir de resistência à Skynet (o John Henry) ficou bem mais interessante que o surgimento da própria Skynet.

Com a trama principal indo pro ralo, o destaque ficou para as tramas paralelas, geralmente de um episódio só. Destaque para o conceito dos "grays", os humanos colaboradores da Skynet (infelizmente muito pouco explorado na série) e o episódio em que um deles é confrontado por sua própria versão do passado; John Connor tendo dificuldades pra lidar com a pressão e beirando o suicídio, só não o fazendo devido aos conselhos de um terapeuta (que por conta disso virou alvo da Skynet); o exterminador enviado por engano para 1920 e a trama decorrente para que ele eliminasse seu alvo na época certa - esses para mim foram os pontos altos da temporada, todos facilmente separáveis da história central, que ficou facilmente descartável.

Para piorar, a série terminou com um "cliffhanger" gigantesco e, sim, empolgante, que prometia uma melhora na trama - só que ela foi cancelada e ficamos sem o final.

O jeito é agora esperar o filme Terminator Genesys, que tem potencial pra ser a melhor coisa de Exterminador do Futuro desde o segundo filme - ou fracassar igual aos últimos dois.  

GOLDFIELD - Nerdices e análisesWo Geschichten leben. Entdecke jetzt