Doutor Estranho (04/12/2016)

5 1 0
                                    

Eu só fui assistir ontem.

Não conheço NADA do Doutor Estranho nas HQs, fora o conceito básico do personagem e os vilões dele que já apareceram nos jogos "Marvel vs." e tal. A única HQ que li com o personagem na verdade é focada em outro doutor da Marvel, o Doutor Destino, chamada "Triunfo e Tormento" - muito boa por sinal, mas que não serve muito como pano de fundo ao personagem (e só mostra o quanto até hoje não conseguiram aproveitar o Destino no cinema).

Sendo assim, vou falar das minhas impressões do filme muito como leigo da obra original.

Esse é um dos poucos filmes deste ano do qual não esperava nada e de que não tomei spoiler algum, então a experiência toda dele foi bacana de acompanhar, e é divertido. Vou dividir minhas impressões e críticas em tópicos (há alguns SPOILERS adiante):

- Clássico filme de origem de personagem - do qual em muito já estamos saturados - mas ele se segura bem e dá certo principalmente pela atuação do Cumberbatch, os visuais interessantes e a temática mística, visto ser esse um lado da Marvel que o cinema não tinha explorado ainda (os filmes do Thor, bem questionáveis, não contam nesse caso).

- O humor é exagerado em algumas partes, e há piadas fora do tempo - mas como isso já se tornou um padrão da Marvel e é esperado, não incomoda tanto. Só fica a impressão de que eles poderiam abrir mão um pouco mais da fórmula.

- Frustração em saber que a cena mais destacada dos trailers, com Nova York sendo dobrada e redobrada na dimensão espelhada, não tem função dramática ou de história alguma dentro do filme - OK que ela leva à cena da morte da Anciã que tem sua importância, mas eu que esperava uma batalha ou algo do tipo me frustrei ali. Mais um motivo para debater como trailers estragam experiências de filme hoje em dia.

- O clímax do filme é diferente, e acho que por isso mesmo me agradou. O lance da "barganha" com o Dormammu ficou legal e a artimanha envolvida também. O vilão Kaecilius também ficou interessante, principalmente pela sua motivação em agir e a ambiguidade que isso traz ao filme - só poderia ter tido mais tempo para atuar e mais inteligência nas ações que demonstra ao longo da história.

Enfim, filme divertido, introduz bem um novo personagem ao universo do cinema, e que também deixa uma sensação de potencial novo a ser explorado - com todo o lance dos magos e magia. Espero que isso seja bem trabalhado em continuações solo, não apenas em conjunto com os demais Vingadores; visto que os filmes de todos juntos, tirando o Guerra Civil, não funcionam muito bem - e acabam desperdiçando boas histórias.  

GOLDFIELD - Nerdices e análisesWhere stories live. Discover now