Back to the Future: The Game (12/07/2022)

1 0 0
                                    

No semestre passado, exibi o primeiro "De Volta Para o Futuro" a um 6º Ano para trabalhar o conceito de temporalidade. Eu já era fã da trilogia, e a experiência restaurou meu entusiasmo com os filmes. Por isso, comecei a procurar material adicional da franquia que eu ainda não conhecia.

Depois de ouvir falar anos atrás do jogo lançado entre 2010 e 2011 pela Telltale (famosa pelo game de The Walking Dead), finalmente adquiri a versão de PS3 (por existir em disco – fator de coleção) e o conferi. Depois de jogar 2 vezes (uma para aproveitar o enredo, outra para platinar), afirmo que adorei a experiência.

Trata-se de uma aventura "point & click" – em que as ações do personagem são conduzidas pelo jogador interagindo com objetos do cenário, adquirindo itens e utilizando-os para resolver puzzles. Além disso, há inúmeros diálogos com variadas opções de respostas (embora elas pouco alterem o enredo, servindo mais a piadas ou roleplaying).

O enredo é uma continuação dos filmes da trilogia – Bob Gale, um dos criadores, tendo sido consultor. O DeLorean (que havia sido supostamente destruído) reaparece na Hill Valley de 1986 somente com o cão Einstein em seu interior. Marty McFly precisa descobrir de qual período a máquina do tempo veio, no que Doc Brown se envolveu e, se preciso, salvá-lo.

Sem entrar em grandes spoilers, o ponto mais atrativo do game é explorar períodos não retratados nos filmes, como 1931 – mostrando Hill Valley durante a Grande Depressão. Conhecemos Kid Tannen, pai do Biff, um mafioso contrabandista de álcool; assim como Arthur McFly, avô de Marty; e Edna Strickland, irmã do vice-diretor do colégio de Marty e pivô da maioria dos acontecimentos.

A história, dividida em 5 episódios com diversas viagens temporais e reviravoltas, é excelente – tornando o jogo extremamente recomendado a quem gostaria de um novo filme da franquia (que provavelmente jamais sairá).

GOLDFIELD - Nerdices e análisesOnde as histórias ganham vida. Descobre agora