O Exterminador do Futuro - Novelização (31/01/2023)

3 0 0
                                    

Há anos ando relapso em ler. Por isso fiz a resolução de em 2023, ao mesmo tempo em que desacelero um pouco a escrita, me dedicar à leitura mais frequentemente.

Comecei com a novelização do primeiro "O Exterminador do Futuro", que adquiri nas férias, publicada em 2015 pela Darkside Books. É uma das minhas sagas favoritas, e achei que seria um bom estímulo para abrir o ano. Eu estava certo.

Adaptado a partir do roteiro, o livro é uma reconstituição cena-a-cena do filme, mas com muito conteúdo adicional. A maior vantagem é a escrita entrar no ponto de vista do Exterminador, algo que no filme só ocorre pontualmente, e pela narrativa descrever como sua consciência robótica e modo de operação funcionam. Acabam sendo os trechos mais interessantes.

O enredo também é mais redondinho em comparação ao filme, que aqui e ali não foi favorecido pela edição. A Skynet precisar enviar o Exterminador ao passado para ela mesma existir, algo que nos filmes só fica claro na continuação, aqui é melhor explicado e completa a ideia de ciclo temporal que embasa a história.

Há outros conceitos que o filme deixou de fora, como a Skynet saber que a Sarah Connor correta a ser eliminada tinha um pino na perna, levando o Exterminador a checar tal característica nas vítimas (pino, aliás, que também entra na ideia de ciclo fechado do enredo, hehe).

Digo que senti falta de algumas subtramas que foram filmadas e excluídas do corte final do filme, como a Sarah querer destruir a Cyderdyne já em 1984 para evitar o Dia do Julgamento.No geral, o livro é ótimo, a escrita envolvente, e recomendo muito a todos os fãs da série de filmes. Quem não a conhece, também pode ser uma excelente porta de entrada.


P.S.: O lançamento coincidiu com o lançamento do "Terminator: Genisys" naquele mesmo ano. Ainda havia expectativa que o filme seria bom, hauahauahau!

GOLDFIELD - Nerdices e análisesOnde as histórias ganham vida. Descobre agora