Lino Galindo e os Herdeiros do Trono do Sol (09/07/2016)

7 0 0
                                    

Após terminar a leitura do livro "Lino Galindo e os Herdeiros do Trono do Sol", do meu professor de faculdade Marcos Sorrilha, venho com satisfação comentar minhas impressões.

Trata-se de uma história de pegada infanto-juvenil (sem jamais, no entanto, subestimar os leitores - e por seu ritmo e narrativa, também capaz de agradar muito a leitores mais velhos) que une brilhantemente teorias de física quântica, ficção histórica e um retrato bem completo e esclarecedor sobre a civilização inca.

Hugo Galindo, renomado historiador brasileiro especialista nos povos andinos e causador de polêmica no meio científico por conta de suas teorias sobre os incas terem conseguido utilizar tecnologias "avançadas" aos olhos dos povos atuais, é dado como morto após uma fatídica expedição ao Peru. A trama acompanha seu filho, Lino (que dá nome ao livro), junto com o melhor amigo Mouse (responsável pelas referências à cultura geek no enredo, e um alívio cômico sensacional), numa tentativa de comprovar as teorias do falecido pai, o qual todos deram como louco, ao explorar a suposta conexão da Gruta do Carimbado, em São Thomé das Letras, com Machu Picchu, no Peru.

A trama é dinâmica, a narrativa sempre corre bem e prende a atenção do leitor a todo momento. Há, durante boa parte do livro, uma alternância entre cenas do passado/presente muito bem montada que serve para esclarecer mistérios do enredo ou situar melhor o leitor quanto ao que é mostrado.

Além da história atrativa, o livro oferece diversas informações sobre o tempo dos incas (inclusive com notas e glossário), e seu modo de vida, que acabam tornando-o um ótimo guia inclusive para professores utilizarem em sala de aula, desde descrições pormenorizadas sobre a cidade de Machu Picchu e sua construção, até o uso dos misteriosos "quipus" andinos para registros.

O autor demonstra dominar diversas técnicas narrativas ao fazer ótimas descrições para imergir o leitor nos cenários e épocas retratadas, criar diálogos interessantes (com grande uso, inclusive, da língua quéchua e termos naturais a ela) e adicionar emoção ao que é contado. Destaque para uma sequência de batalha na Parte III do livro, espalhada por vários capítulos, extremamente cinematográfica e épica que dificilmente não pode ser lida de uma só vez.

Enfim, um livro bem escrito, didático e recomendável a jovens e adultos, inteirados ou leigos em História e que estejam dispostos tanto a acompanhar uma empolgante aventura, quanto a conhecer mais sobre os incas.

Daqui para baixo, agora, é SPOILER:

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

- Os personagens do livro são tão bem escritos que geram variadas emoções e reações a quem lê. Consegui odiar o Carlos Colombo do início ao fim (aliás, só agora escrevendo a resenha fiz a associação com o Colombo histórico, uma boa sacada), realmente temer pelo Lino na luta contra o Auka e rir a cada nova tirada do Mouse. A construção dos papéis ficou muito bem feita.

- Estratégia hoplita sendo ensinada pelo Lino aos andinos foi uma ótima sacada, e muito empolgante de ser lida ao aplicada.

- Senti algumas coisas no ar, dos outros visitantes que iam parar no Peru pelas cavernas, algumas falas do Apupunku e a possibilidade de explorar outras realidades paralelas, que deixaram um clima de mistério bem legal e seriam muito bem exploradas em continuações. Torço para que a saga se estenda bastante!

- Para terminar, só venho demonstrar minha indignação pelo Lino, ao final, ter deixado a Chami nos Andes e voltado à nossa realidade para ficar com a Julia - uma personagem que achei tão menos interessante, principalmente depois de toda a jornada que o Lino realizou (embora ambas tenham sido, justamente, bem escritas e trabalhadas, o que gerou essa minha inclinação por uma e antipatia pela outra por suas características, hauahaua!). Espero que esse triângulo amoroso ainda renda e já fica declarado de qual lado estou, hehe.

Parabéns pela obra!  

GOLDFIELD - Nerdices e análisesOù les histoires vivent. Découvrez maintenant