Vingadores: A Era de Ultron (01/05/2015)

11 0 0
                                    

Finalmente assisti ontem.

Primeiro, cabe destacar a jornada para conseguir ver este filme em cópia legendada e em 2D. Acabei encontrando, quase por milagre, uma sala em São João da Boa Vista com uma cópia assim. Quando eu e minha namorada chegamos para comprar, a atendente até estranhou nós querermos ver nesse formato. Prova do quão padronizadas as salas de cinema brasileiras estão ficando quanto à dublagem e ao 3D, dificultando a vida de quem quer escapar disso.

Quanto ao filme: achei bem mediano, e muito aquém do primeiro Vingadores. Vou organizar meu ponto de vista em tópicos, para não me estender muito:

PONTOS NEGATIVOS:

- ULTRON: Vilão bem sem graça. Desde o desenvolvimento muito abrupto (só 1 cena praticamente para explicar a criação dele), até a própria maneira como o vilão se apresenta: cheio de piadinhas, ironias e citações forçando contexto. Um Loki cyborg, sem apresentar nada de novo ou interessante - e ficou bem cansativo acompanhar todo o plano do personagem. A meu ver, desperdiçaram um bom personagem. Mas não só ele, porque além disso nós temos...

- OS GÊMEOS MAXIMOFF: Este filme sofre por excesso de personagens, sendo que o roteiro não consegue amarrá-los e acompanhá-los bem como no primeiro filme. E os que mais sofreram com isso foram o Mercúrio e a Feiticeira Escarlate. Além de para quem lê quadrinhos doer ter jogado todo o contexto dos personagens fora (experiências genéticas da HYDRA com a joia do infinito? E não venham com o papo de que ainda vão mostrá-los como Inumanos, ainda soa forçado e deslocado - e o filme também mal deu margem a isso ser explicado no futuro, inclusive), os personagens estão muito avulsos e pouco convincentes. Que raios de plano era aquele para ajudar o Ultron? Sem contar que, entre os dois personagens, o Mercúrio tem ainda menos relevância na trama - e morre logo neste primeiro filme. Tudo isso para marcar terreno diante da Fox para ela não usar mais os personagens no X-Men? Mercúrio do Dias de um Futuro Esquecido ficou anos-luz à frente do Mercúrio dos Vingadores. Poderiam ter feito um trabalho bem melhor para fazer jus à concorrência, nesse caso.

- PIVÔ DE TUDO É O TONY STARK: Acho que não demanda muita explicação, isso já é algo que cansa nos filmes - talvez pudessem ter dado mais destaque a subtramas de outros personagens. Por exemplo, a parte do Thor indo prever o futuro poderia ser maior (e inclusive seria, pelo que vi cortaram partes na edição final do filme). Senti mais falta de foco no Capitão América também. Sem contar que não sei como esse filme prepara caminho ALGUM pra Guerra Civil. Ao longo do filme temos desentendimentos válidos entre o Tony e o Steve, mas quando o filme termina o que temos é que TUDO foi resolvido entre eles. Espero que caprichem no desenvolvimento da trama para o Guerra Civil, que é o filme da Marvel que mais espero atualmente.

- PIADINHAS EM EXCESSO: Já é marca desses filmes as tiradas e humor, mas acho que exageraram na dose. Tanto quanto ao Ultron, como já citado, como entre os heróis - sendo que a descarga de piadinhas é tão grande que em vários pontos acabamos percebendo que estamos rindo forçados - até por constrangimento.

PONTOS POSITIVOS:

- LUTA DA HULKBUSTER CONTRA O HULK: Dispensa comentários. É um puro fanservice, mas foi um fanservice bem feito e muito legal de se ver.

- ROMANCE DA VIÚVA-NEGRA COM O HULK: Muitos não gostaram disto no filme, mas vi como um ponto positivo, por humanizar e dar mais profundidade aos personagens. Só não gostei tanto de como encerraram a trama do Hulk no filme. Achei meio desnecessário e "fora" do personagem, principalmente depois da evolução que ele teve ao longo do filme.

- VISÃO: Um dos melhores personagens do filme e que teve aparição muito marcante.

- BATALHA FINAL DO FILME: Se formos ver, o filme todo é uma preparação para a grande sequência de ação do fim, que em partes até compensa as partes em que se arrasta até chegar a ela. É sempre ótimo ver os heróis juntos em ação e as combinações de seus poderes - nisso os filmes da Marvel conseguem ser pura HQ. Só uma coisa tirou mérito do ato final: o plano do Ultron é muito clichê e raso, e também foi solucionado de uma maneira muito fácil e forçada. Mas a batalha que ocorre em meio a isso é compensatória.

- APARIÇÃO DO STAN LEE: Também dispensa comentários.

E que venham os filmes da fase 3, espero que tão bons quanto Capitão América 2 e Guardiões da Galáxia - trunfo que a Marvel, a mim, não conseguiu repetir com este Vingadores 2 - meio que um "pacote de expansão" do primeiro filme, mas preenchido mais com vazio do que algo interessante.  

GOLDFIELD - Nerdices e análisesOnde as histórias ganham vida. Descobre agora