Oppenheimer (29/07/2023)

2 0 0
                                    

Filmaço.

Talvez algumas pessoas estejam esperando um semidocumentário focado na construção da bomba atômica. Na verdade, trata-se de um drama histórico, biográfico e até psicológico sobre o Oppenheimer. Os detalhes científicos e algumas nuances do Projeto Manhattan que seriam interessantes de se ver no filme são apenas tangenciadas para que não se perca o foco do protagonista.

O Nolan gosta de narrativa não-linear e brinca com a ordem dos eventos em seus filmes, mas achei este um dos mais fáceis de acompanhar, porque o roteiro sempre acomoda o contexto entre as cenas para não ficarmos perdidos. Houve até o cuidado de deixar as cenas envolvendo o Lewis Strauss (personagem do Robert Downey Jr.) em preto e branco para separá-las do ponto de vista do Oppenheimer, o que achei desnecessário, já que essas partes ocorrem todas num ambiente e momento bem fáceis de delimitar.

Achei impressionante o elenco de estrelas reunido para o filme, com diversas gratas aparições. Todos estão bem - até mesmo os personagens com pouco mais de um diálogo na trama toda.

Vi muitos comentários sobre a trilha sonora muito bem alinhada à proposta. Confesso que esperava mais. Embora ela seja bem executada em determinados momentos para acentuar a tensão e a mistura de realidade e devaneios vivida pelo Oppenheimer, não me foi muito marcante.

A nível de roteiro, um único ligeiro defeito é que na última das 3 horas a história começa a se arrastar. Foi o único momento em que comecei a sentir a duração. Eu teria aplacado isso com uma mudança: deixar a detonação da bomba atômica só para o final, ao invés de fazê-la nos 2/3 de enredo como o filme faz. Manter o suspense do teste e culminá-lo junto às reflexões sobre o legado do Oppenheimer que existem na reta final tornaria a narrativa mais instigante - e o estilo não-linear abarcaria isso.

Enfim: grande feito visual, diálogos muito bem escritos, atuações na medida e reflexões sociopolíticas um passo além do que vi em outros filmes do Nolan. Vale ver no cinema.

GOLDFIELD - Nerdices e análisesWhere stories live. Discover now