King's Man: A Origem (06/03/2022)

4 0 0
                                    

Depois da novela de adiamentos por que esse filme passou desde 2019, finalmente vi ontem.

Como escritor de ficção histórica, sou fã de como o Matthew Vaughn aborda o tema desde o "X-Men: Primeira Classe", e me diverti à beça.

Depois de dois filmes situados nos tempos atuais, este volta à época da Primeira Guerra Mundial para explicar a origem da organização Kingsman.

O filme tem cenas de ação legais, bons personagens e um roteiro razoavelmente redondinho - apesar de o primeiro 1/3 ser corrido demais para cobrir o início da guerra. Há uma reviravolta surpreendente pela metade da história que também funciona muito bem.

Os eventos reais são acomodados à ficção de maneira interessante - as mortes do Francisco Ferdinando e do Rasputin, por exemplo, adaptadas ao roteiro com certas liberdades enquanto mantêm vários elementos fieis.

Por outro lado, o roteiro tenta cobrir personagens e acontecimentos demais, gerando certas derrapadas que desafiam a suspensão de descrença - como a inclusão da Mata Hari e do Lênin mais pelo impacto de seus nomes, criando uma salada quanto aos fatos em que se envolveram (como ignorarem a Revolução de Fevereiro na Rússia e gerarem uma bagunça quanto ao momento em que os EUA entraram na guerra).

Mesmo assim, o saldo é positivo; e indo verificar certos acontecimentos mencionados pelo filme, acabei aprendendo mais sobre o período - até então não sabia da existência do Telegrama Zimmermann, por exemplo.

Talvez os fãs dos dois primeiros filmes estranhem um pouco o tom deste, que se leva a sério demais (um dos poucos momentos em que lembra a irreverência deles é com o personagem do Rasputin). O vilão principal também é menos interessante que seus capangas e muito unidimensional nas intenções (leve spoiler: o ator que o interpreta também é o vilão de uma famosa adaptação de quadrinhos e o papel é similar, mas ele está muito melhor articulado no outro filme) - sendo que nos primeiros Kingsman, embora caricatos, os vilões tinham mais camadas.

Para mim é um filme divertido e que, mesmo sem nada de extraordinário, é mais interessante e marcante que muitos filmes de ação genéricos lançados recentemente. Vale assistir.

GOLDFIELD - Nerdices e análisesNơi câu chuyện tồn tại. Hãy khám phá bây giờ