Homem de Aço (17/07/2013)

6 0 0
                                    

(Às vezes o indivíduo está louco na problematização filosófica...)

-----------------------------------------

Fui assistir hoje. E não sei como pode ter gente falando que o filme é ruim.

Uma das melhores adaptações de quadrinhos, na minha opinião, conseguindo se equiparar até ao Superman original de 1978. Combinou os melhores elementos da mitologia do personagem, inseriu realismo na dose certa, o elenco tem carisma e a história ficou bem amarrada. Fico profundamente chateado em saber que encerraram a trilogia do Batman de forma definitiva, vedando assim a possibilidade de o Batman do Christopher Nolan interagir com este Superman, já que os dois universos se mesclariam de forma perfeita - começando muito bem o caminho pra um futuro filme da Liga da Justiça. Warner e DC pisaram na bola nisso, e pisaram bonito. Ainda assim, isso não tira o mérito desse excelente filme do Superman.

Além de ter referências a obras como "Admirável Mundo Novo", religião (não tiveram medo de fazer referência direta ao messianismo que esse personagem carrega - se você for alguém que se sente ofendido com este tipo de coisa, vá assistir avisado) e filosofia... A única intervenção que eu faria no roteiro seria, talvez, na cena em que o Clark Kent está segurando um livro do Platão, trocar por um livro do Nietzsche. Não sei se é porque estou me aprofundando mais nesse filósofo agora, mas vi várias questões e dilemas abordados por ele presentes no filme. Como a espécie humana se veria diante do niilismo gerado pela existência de um extraterrestre com superpoderes entre nós? Até que ponto isso subverteria várias verdades e crenças?

Também não reclamo das ambiguidades morais e éticas pelas quais o Superman passou nesse filme - incluindo o polêmico final. Talvez por mera estratégia de marketing para transformar esse personagem num herói não tão "íntegro" - já que o próprio fato de as pessoas hoje preferirem anti-heróis tenha feito com que o Super ficasse impopular nos últimos tempos - mas aproximando-se mais de uma reflexão de Filosofia, esse novo Superman esteja "acima do bem e do mal".  

GOLDFIELD - Nerdices e análisesWhere stories live. Discover now