Capítulo 52 - Remanejamento

245 48 269
                                    

Finlândia, Suécia, Dinamarca, Estados Unidos, Cuba, Chile, Argentina e Uruguai. Essa era a justificativa da demora de Prestes para chegar ao Brasil, a pequena volta ao mundo feita por ele e por sua segurança após deixarem Paris, na pele do comerciante português Antônio Villar e sua esposa alemã, Maria.

Um itinerário tão longo e complexo se justificava pela necessidade de iludir os serviços secretos estrangeiros, em especial o britânico, que, infelizmente, conseguia com alguma frequência inteirar-se dos planos do Komintern e os vazava sem parcimônia para os governos locais. Conforme fosse conveniente aos interesses da Coroa, é claro.

Prestes explicava isso, agora, ao time completo reunido na sala dos Gruber. Completo de verdade, dessa vez: Vallée e Alphonsine tinham chegado pouco depois, avisados por Berger, logo seguidos de Miranda e Martins, e por fim vieram também Ghioldi – isto é, Altobelli – e a esposa.

– ...e do Uruguai pegamos um avião com destino a São Paulo, mas conseguimos convencer o piloto de que Olga tinha parentes em Santa Catarina, e descemos no meio do caminho, em Florianópolis. Viemos a São Paulo por terra, e de lá para cá no carro de um amigo – Prestes concluiu o relatório da viagem. – A propósito – ele se virou para Vallée – é você que está tratando do dinheiro? Precisamos conversar sobre o assunto. Achei a pessoa perfeita para fazer os recebimentos. Mas tratamos dos detalhes depois. Como estão as coisas por aqui?

Nós, que vínhamos escutando o relato do homenzinho quase com a respiração suspensa, recuperamos o dom da fala, e nos atropelamos momentaneamente para atualizá-lo sobre a situação no Brasil. Havia uma pá de coisas em suspenso, esperando a chegada do General, e estávamos todos ansiosos para resolvê-las, mas realmente era tolice despejar tudo em cima dele de uma vez – tivemos que concordar quando Gruber alçou a voz para dizer isso.

– Algumas coisas nós mesmos lemos nos jornais pelo caminho – Prestes declarou. – Mas claro que preciso de mais detalhes, os jornais sempre retratam os eventos unilateralmente e de maneira superficial. Bem, tudo a seu tempo. Porque não jantamos? Eu e Olga não comemos desde o almoço. Enquanto o jantar é preparado, Miranda, Berger, vocês podem me ajudar a organizar a pauta para uma reunião após a refeição, o que acham?

Eram ordens, em que pese disfarçadas de sugestões. O tom de Prestes era gentil, mas conclusivo. Acho que ele se surpreenderia se alguém discordasse. Também não estávamos inclinados a discordar: todos – ou quase – ali estávamos acostumados à disciplina bolchevique e à obediência a uma cadeia de comando. Havia meses que esperávamos a cabeça da Revolução. Não íamos começar a afrontá-la por minúcias agora que ela tinha chegado.

A formação se desfez momentaneamente, Berger e Miranda passando para o sofá ao lado de Prestes, o segundo após pedir que Martins lhe alcançasse papel e caneta ou lápis. Eu me levantei a fim de acompanhar as mulheres para a cozinha, mas no meio do caminho parei perto de Astrakhanov, que estava encostado à parede mais próxima do vestíbulo, e perguntei disfarçadamente:

– Você a conhece de onde?

Referia-me à tal Olga. Eu captara um discretíssimo aceno de cumprimento dirigido a Astrakhanov pela moça de olhos claros que acompanhava Prestes. Não, não era flerte ou nada parecido, até porque a cara dela era de quem não sabia flertar; era reconhecimento, o que me deixou intrigada. Aceno semelhante foi lançado na direção de Alphonsine Vallée, mas com ela eu não tinha intimidade, então melhor perguntar para o tenente.

Ele olhou em volta antes de se curvar e cochichar perto da minha orelha apenas uma palavra:

– Exército.

– Ela serviu com você? – eu sussurrei de volta, espantada.

Astrakhanov deu um suspiro agastado, que eu compreendi muito bem: não era bom ficarmos ali de conversinha miúda à vista dos companheiros. O tenente tencionava adiar o diálogo para um momento em que estivéssemos a sós, mas eu não arredei pé; estava com a curiosidade atacada. Prestes e seus dois companheiros eleitos – assim como Martins, que ficara na volta – estavam entretidos preparando a pauta. Gruber fumava com Vallée e Altobelli na sala de jantar. Nem prestavam atenção em nós.

Dias VermelhosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora