Aniversário de "Dias Vermelhos" + 10 curiosidades

351 50 102
                                    

HOJE faz exatamente um ano que as palavras "Então isso é a Rússia", que inauguram este livro, caíam no papel (ou melhor, no editor de texto). Estou bem sentimental a respeito, e achei que o dia não merecia passar em branco, mas como estou com poucos capítulos prontos, não adiantarei capítulo dessa vez. 

Em vez disso, resolvi postar aqui um desafio de que participei lá no Facebook, e quem participa do grupo de leitores (https://www.facebook.com/groups/diasvermelhos) ou curte a página do livro (https://www.facebook.com/diasvermelhos) já pode até ter visto. Aos leitores que (ainda) não estão por lá, eu vim hoje apresentar, em comemoração a esse "aniversário" de Dias Vermelhos, 10 fatos ou curiosidades sobre a história:


10 FATOS SOBRE DIAS VERMELHOS

10 FATOS SOBRE DIAS VERMELHOS

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

1. O pseudônimo Anita (na verdade apelido de Ana Amélia) foi escolhido em parte como homenagem à Anita Garibaldi, como alguns leitores adivinharam.

2. A parte 3 já tem a trama básica toda definida, e muito mais cenas imaginadas e anotadas brevemente do que a parte 2.

3. Já existe um capítulo da parte 3 escrito, e se chama "O Som do Silêncio". Sim, vocês provavelmente entenderam a referência do título.

4.Noventa por cento do que tenho escrito do livro até agora foi escrito no eventos do NaNoWriMo, nessa proporção 50K em nov/2016, 70K em abril/2017, 35K em julho/2017, e uns três ou quatro capítulos nos intervalos. Hoje começa mais um desafio NaNoWriMo, e já temos mais uma cena de Dias Vermelhos escrita.

5. Além dos primeiros 16 capítulos, foram escritos no primeiro NaNoWriMo cenas do capítulo 24, 33, 34, 41, 43, mais uns trechos e o final da parte 2, e o epílogo do livro.

6. Pavel, Astrakhanov, Ivan, Lucia e o marido Stas, Sveta, Kiril, Tabanov, Iossif, Jim e Carol, Ludmila, Elvira, Francisco e, claro, a Maria Clara são inspirados/baseados em pessoas reais.

7. Jaime, Silo, Zé Maria, Carmen, todos os citados na reunião da Seção Latino-americana, as pessoas com nome encontradas no Hotel Lux, o cara que discursa no Capítulo 15, o inglês do "Fuck Revolution", os irlandeses que se ferram com a Maria, Harry Berger, Franz e Erna Gruber, e, claro, Stalin e Prestes SÃO pessoas reais.

8. A ex-noiva do Pavel se chama Nastia (Anastasia), que, coincidentemente é o mesmo nome da mocinha de "Noites Brancas", mas eu não lembrava dessa fato e escolhi aleatoriamente o nome.

9. Os livros e poemas da literatura russa citados e entrelaçados na história têm, cada um, uma razão especial para estar ali, sejam essas razões internas ou externas à história. Alguns excederam a importância que teriam e explodiram o termômetro de ironia, como o fato de Maiakóvski, o poeta da Revolução, ser associado ao Pavel, que inadvertidamente afasta a Maria da Revolução, ou o nome "Noites Brancas" ser composto de um período do dia + cor, que nem "Dias Vermelhos". Tá pouco? Brancos e Vermelhos eram os dois lados da Guerra Civil russa.

10. A parte 2 tem alguns easter eggs bem sutis relacionados aos leitores mais ativos de Dias Vermelhos. Um já apareceu no capítulo 43. O próximo vem no próximo capítulo. É um modo de homenagear os leitores que me apoiam, em coisas pequenas que não vão afetar o andamento da história. Não sei se vou conseguir fazer com todo mundo, que depende muito da criatividade do momento. Será que vocês vão conseguir identificar todos?  

Espero que tenham gostado de saber esses fatos extras sobre a história, e, mais importante, que estejam gostando da história em si!

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Espero que tenham gostado de saber esses fatos extras sobre a história, e, mais importante, que estejam gostando da história em si!

Aproveito a oportunidade para convidar quem está fantasma a se manifestar, dizer o que está achando do livro, ou, se não quiser comentar e estiver gostando, votar em todos os capítulos (ou ao menos nos seus preferidos), porque isso ajuda a história a crescer!

Também convido para curtir a página do livro e avaliar o livro lá, e, se quiserem, para participar do grupo de leitores, que é bem divertido. Vou deixar o link dos dois nos comentários.

Beijos e até sexta-feira com o capítulo 48!

Chegaste ao fim dos capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Nov 01, 2017 ⏰

Adiciona esta história à tua Biblioteca para receberes notificações de novos capítulos!

Dias VermelhosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora